Mapeamento de Perfil Comportamental

Contribuição do nosso mentor Rafael Sommerfeld

Cada pessoa é singular! As personalidades são únicas. Entender o outro e respeitar essas diferenças é fundamental para melhorar a convivência e garantir a harmonia em qualquer ambiente.

Estudar Perfil Comportamental é um caminho para decifrar e decodificar comportamentos humanos predominantes. Cada pessoa, de forma individual, tem um perfil que caracteriza o seu comportamento e as suas atitudes.

Existem basicamente quatro perfis: comunicador, executor, planejador e analista. Existem várias combinações possíveis de predominâncias de diferentes níveis para os perfis. É isso que gera personalidades singulares, índices e percepções de mundo diferentes.

Perfil Comportamental: Histórico

Desde a antiguidade, o homem busca compreender melhor o comportamento humano. Tenta fazer isso de formas variadas, por meio de reflexões, observações e pesquisas.

Os gregos atribuíam aos quatro elementos básicos da natureza (fogo, água, terra e ar) a influência básica no comportamento das pessoas.

Em 590 a.C., o profeta Ezequiel via a humanidade corporificada em quatro criaturas viventes, cada uma com quatro faces (a de um leão, de um boi, de um homem e de uma águia).

Hipócrates, por volta de 370 a.C, propôs que o nosso temperamento é determinado pelo equilíbrio dos nossos quatro fluidos corpóreos essenciais: Sangue, Bile, Bile negra e Fleuma.

Mais tarde, apareceram os conceitos colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico como tendências comportamentais das pessoas.

Carl Gustav Jung, pai da psicologia analítica, estuda os traços de personalidade, classificando os indivíduos em quatro tipos: Produtor, Sensitivo, Intuitivo e Analítico.

A partir de 1928, William Moulton Marston, através de uma série de instrumentos estatísticos e conhecimentos de biofísica, constrói o modelo DISC, que são as iniciais de Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

BENEFÍCIOS

– Desenvolver um olhar mais apurado de si e do outro        

– Observar e compreender melhor as diferenças

– Minimizar os conflitos

– Tornar o processo de comunicação mais eficaz

– Proporcionar aumento de desempenho através de um ambiente adequado.

APLICAÇÕES

Autoconhecimento

O mapeamento do Perfil Comportamental pode auxiliar as organizações e os indivíduos de diversas maneiras. Ao identificar os principais traços da sua personalidade a pessoa tem mais condições de entender como ela processa e lida com as informações. As instituições poderão ainda ajudar o indivíduo a explorar melhor suas reais potencialidades.

Recursos Humanos

Otimizar o tempo nos processos seletivos e organizacionais. Trazer segurança no desenvolvimento do capital humano da organização. Colocar a pessoa certa no lugar certo. Garantir a diminuição do turn-over e maior harmonia dos times, com a implantação da cultura de entendimento do perfil comportamental na instituição.

Terapeutas em Geral

Mapear o perfil comportamental de seus pacientes e clientes, permitindo uma melhor avaliação e abrangência terapêutica, trazendo maior autoconhecimento, aprendizado e possibilidade de ação de melhoria e desenvolvimento.

Consultoria e Coaching

Agrega valor ao coaching, seja no atendimento individual ou na consultoria empresarial. Oferece ao coachee a possibilidade de aprofundar seu autoconhecimento e auxilia o coach na identificação de oportunidades de desenvolvimento de seus clientes.

Gestores e Diretores

Mapeamento é de fácil entendimento, auxiliando as lideranças na identificação dos perfis comportamentais e elaboração de estratégias de equipes. Auxilia na melhoria da produtividade, colaborando nos ajustes dos processos e eficiência da organização. Permite melhorar o trabalho sobre motivação, entendendo as características de cada um.

OS 4 PERFIS COMPORTAMENTAIS

Comunicadores

Os comunicadores são extrovertidos, falantes, ativos e não apreciam monotonias, mas se adaptam com facilidade. Esse tipo de perfil tem facilidade na comunicação e passa de um assunto a outro com rapidez, gosta de trabalhos que envolvam movimentação e autonomia.

Executores

Os executores são ativos, otimistas e dinâmicos. Líderes natos, não têm medo de assumir riscos e de enfrentar desafios. São trabalhadores, têm uma enorme disposição física e demonstram muita determinação e perseverança.

Planejadores

Os planejadores são pessoas calmas, tranquilas, prudentes e autocontroladas. Gostam de rotina e atuam em conformidade com normas e regras estabelecidas, por isso sentem-se bem quando estão acompanhados de pessoas mais ativas e dinâmicas.

Analistas

Características dos gênios, os analistas são preocupados, rígidos, porém calmos. Seu comportamento com as pessoas é discreto. Geralmente são indivíduos calados e retraídos. Podem apresentar pessimismo.

Como é feito o Mapeamento ?

A partir de um questionário de palavras (características pessoais) uma plataforma (software) traçará um amplo mapeamento do perfil comportamental, através de um extenso relatório individual e personalizado, rico em gráficos e indicadores, que auxiliarão os indivíduos e organizações na maior obtenção de harmonia pessoal, autoconhecimento, bem estar e produtividade em geral.

Gestão Comportamental

Uma vez entendidos os padrões de comportamento das pessoas e equipes, através do mapeamento de perfil comportamental, pode-se implementar a Gestão Comportamental na instituição, que é a condução da gestão de maneira atenta às características dos perfis comportamentais das equipes, sócios, gestores e demais pessoas envolvidas no negócio.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: