COMO ESCOLHER A SUA MARCA

Contribuição do nosso mentor Maurício Tavares

Marca não é apenas um nome. Marca, na realidade, é uma identidade do seu produto, o seu serviço, a sua empresa para o seu consumidor. Esta marca, de preferência, deve ser a mesma por muito e muito tempo! Quanto mais tempo sua marca durar no mercado, mais ela terá o poder de identificação junto ao seu público consumidor. Nada como lembrar de marcas que, por anos, povoaram a nossa imaginação – MAPPIN, MESBLA, PANAM, GURGEL, DUCAL…..e quantas marcas ainda povoam esta nossa mente? Li certa vez que um adulto conhecia mais marcas do que substantivos. Hoje, isso me parece lógico. Afinal, quantas marcas você conhece para cada produto? Se falarmos em carros, quantas marcas virão na sua cabeça? Se falarmos em seguros, cosméticos, cerveja…..

Então, a marca é algo extremamente importante para a vida do seu produto. Mas, como escolher? É preciso criatividade! Vamos pensar que, no Brasil, são apresentadas no INPI mais de 220 mil marcas por ano. Não precisamos ser diferentes de todas as outras. Mas, temos que ser diferentes em nosso segmento de mercado. Isso já ajuda. Temos que fugir dos nomes comuns, o que é mais difícil do que se imagina! A lei não permite que se registre nomes de uso comum, ou que tenham relação direta com o produto ou serviço, ou que seja apenas uma característica do produto, entre outras limitações. Mas, por que estas limitações? Porque uma marca significa exclusividade em um determinado segmento de mercado. Um termo de uso comum, genérico, ou que represente uma característica do produto não irá gerar a exclusividade necessária. Como saber isso? Pergunte à um advogado especializado na área. Nem sempre esta interpretação é simples e direta.

Portanto, a escolha de uma marca não é algo simples. Grandes empresas, para escolher um simples nome, muitas vezes criam 50, 100 nomes. Estudam cada um deles, tanto mercadologicamente, como legalmente, se não temos marca anterior já protegida. Claro que, para pequenas empresas, criar 50 nomes não é fácil. Mas, não escolha um nome óbvio e comece a utilizá-lo. Pense, analise, pesquise. A escolha errada de uma marca, muitas vezes fará que esta seja utilizada por muito pouco tempo, não gerando a fidelidade do consumidor que se faz necessária.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: