Quais os melhores investimentos para planejar uma viagem?

Contribuição do nosso mentor Rafael Goulart

Ao planejar uma viagem, no geral, ficamos na dúvida em relação a onde “guardar” o dinheiro, ou em que podemos investir para ter uma boa rentabilidade até a data da viagem.

Aqui vamos falar de dicas financeiras. Para dicas de viagem, recomendo o https://multiplosdestinos.com.br/category/dicas-de-planejamento-de-viagem/ .

O PRIMEIRO PONTO A DEFINIR É A DATA

Pois o prazo da sua viagem será o pilar mais importante para as escolhas dos investimentos. Quanto mais tempo você tiver, maior será sua rentabilidade.

Normalmente o prazo de planejamento de uma viagem é de 1 ano, em alguns casos 2 anos, e por ser considerado um planejamento de curto prazo é ideal que você corra poucos riscos, para evitar uma surpresa no momento mais esperado!

Em uma viagem nacional, diferente do que pensamos, comprar uma passagem com 6 meses de antecedência, ou mais, não será necessariamente um bom negócio. Não é uma regra, mas normalmente o melhor período será com 30 a 90 dias de antecedência. Ou seja, até lá temos que deixar o dinheiro rendendo.

DICA EXTRA PARA ECONOMIZAR COM HOSPEDAGEM

O quanto antes você puder, 1 ano antes se possível, assim que definir seu destino já reserve, pelo menos, 3 hospedagens que não cobrem cancelamento até 1 mês antes da viagem (normalmente só pedem o nº do cartão de crédito), e até esse prazo vá verificando se aparece alguma promoção melhor para aproveitar. Não esqueça de colocar um lembrete para CANCELAR antes do prazo de multa.

PONTO IMPORTANTE 

Para qualquer planejamento de curto prazo, é indicado que você EVITE a renda variável (ações e fundos de investimentos, por exemplo). Ela é vantajosa no LONGO PRAZO, mas no curto prazo pode atrapalhar muito o seu planejamento. Por mais “sedutor” que seja buscar boas rentabilidades, você pode estar sendo negligente.

Então vamos aos melhores investimentos para planejamento de uma viagem, e seus objetivos

1 – Tesouro Selic ou CDB DI com liquidez diária:
São investimentos em que você tem liquidez em D+1 (1 dia útil para estar na sua conta);

2 – Tesouro IPCA ou CDB IPCA:

São investimentos que terão sua rentabilidade alterada de acordo com o IPCA (Índice base da inflação), ou seja, se a inflação subir muito, você terá o seu poder de compra protegido. Atenção ao PRAZO, pois o investimento precisa ter o vencimento antes da sua viagem, claro;

3 – Tesouro Prefixado ou CDB Prefixado:

São investimentos que quanto maior o prazo, maior a rentabilidade, ou seja, ao planejar uma viagem com 2 anos, ou mais, de antecedência, pode ser a melhor opção de rentabilidade para o seu investimento.

Ou seja, além de rendimento, precisamos de segurança, então diversificar entre esses 3 tipos de investimentos provavelmente será a melhor opção.

Você terá 2 investimentos com prazo até a sua viagem (os prefixados e ligados ao IPCA) que irão te dar mais rentabilidade e proteção da inflação, e terá um com liquidez diária (Selic/DI) que poderá fazer com que você possa aproveitar algum desconto que possa ter aparecido para uma passagem ou hospedagem.

Me conte nos comentários se gostou desse artigo!

E aí, vamos planejar a próxima viagem?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: