Gestão de pessoas e conflitos dentro das organizações

Contribuição da nossa mentora Márcia Bastos

Mais do que nunca, as pessoas são consideradas o pilar mais estratégico de uma organização. É a partir delas que surgem inovações, melhorias e mudanças. No entanto, mesmo no contexto atual, ainda existem dúvidas sobre quais frentes de trabalho ligadas à gestão de pessoas devem estar ativas para gerar negócios de sucesso.

Antes de tudo, há um falso senso de que gerir o capital humano das empresas é tarefa única do setor de RH, mas hoje já é uma realidade que esse compromisso deve ser disseminado por toda a liderança para aproveitar ao máximo das competências que cada um dos colaboradores possui. Além do fato de que, se os gestores não sustentarem a aplicação dessas práticas no dia a dia, é bem possível que as ações não virem cultura para a organização.

De forma prática e resumida, existem alguns pontos que podem ser usados como referência para a aplicação dos principais pilares da gestão de pessoas. Vale ressaltar que esta estrutura não é um modelo engessado que deva ser seguido sem uma adaptação específica para cada modelo de negócio:

  1. Engajamento dos colaborares
  2. Comunicação assertiva e diálogo aberto
  3. Desenvolvimento dos profissionais em treinamentos estratégicos
  4. Aquisição e retenção de talentos
  5. Avaliação de desempenho com total transparência
  6. Recompensa e reconhecimento com salários, benefícios, programas de incentivo
  7. Desenvolvimento da liderança

Por isso, não basta apenas atrair e selecionar os melhores profissionais do mercado. Não existe nada mais comum que um time superqualificado, cuja comunicação é falha, ou inclusive, ofensiva. Cabe ao gestor, em parceria ao RH, criar uma estrutura de trabalho e proporcionar as condições necessárias para que as pessoas queiram se empenhar, juntas, na mesma missão e no mesmo ambiente.

Um ponto importante a ser destacado é que esse ambiente colaborativo não exclui a existência de conflitos. Ter um grupo de pessoas diversas traz consigo diferentes visões de mundo e esse é o grande objetivo!

É preciso entender que os conflitos são parte da essência humana e é impossível evitá-los por completo. Muito pelo contrário! Dependendo de como a questão for gerenciada, ela pode gerar consequências bem positivas. Como diria o filósofo e professor, Mário Sergio Cortella, o conflito é algo criativo, uma divergência de postura, o negativo é o confronto e a tentativa de anular uma outra pessoa.

Logo, quando não-resolvidas, essas dissonâncias podem gerar conclusões precipitadas e desperdício de energia da equipe. Porém, ao serem bem administradas, promovem a busca criativa de soluções e elevam a habilidade das pessoas para o trabalho em conjunto.

Gerenciar conflitos não é fácil, é necessário entender a sua natureza. Mesmo assim, não existe conflito insolúvel! Cada situação deve ser avaliada, discutida e resolvida de forma pacífica e racional.

Uma abordagem que pode contribuir para uma boa gestão de conflitos é a CNV (Comunicação Não-Violenta), um conceito que compreende as habilidades de falar e ouvir, que leva os indivíduos a se entregarem de coração, possibilitando a conexão com si mesmos e com os outros.

Um exercício prático que pode ser aplicado de diferentes situações, que é proposto pelo Instituto CNV Brasil, é o questionamento sobre as seguintes perguntas: “O que desejo com essa conversa? Qual a minha intenção aqui?” Pode parecer simples, contudo, se aprofundar nessas respostas pode apoiar em diversas resoluções.

Sendo assim, é possível concluir que a gestão de conflitos é uma ferramenta fundamental para manter as boas condições de trabalho. A partir dessas reflexões, o próximo passo é entender o que faz mais sentido para a sua empresa e qual a melhor abordagem para gerar resultados reais e contínuos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: