Transformação Digital no RH

Por Márcia Bastos – mentora de Recursos Humanos

Ser um bom profissional de RH exige alguns princípios e um deles é sempre estar atualizado sobre o que há de novidade no setor. Por isso, a transformação digital do RH já é um processo inevitável para qualquer empresa e, quando essas inovações são aplicadas ao setor, temos uma revolução na forma de operação e atuação que traz mudanças muito úteis para todo o negócio.

Segundo uma pesquisa realizada pela Consultoria Empresarial Deloitte, 73%

dos líderes de RH consideram a temática “RH digital” como algo muito importante e 56% das empresas estão recriando seus programas de RH para aproveitar ferramentas digitais.


Mas, então, o que é esse RH Digital?

É uma forma de incorporar tecnologias digitais para realizar determinadas tarefas e resolver os problemas tradicionais, substituindo total ou parcialmente as ferramentas manuais e analógicas utilizadas até então. E quais são os principais impactos da transformação digital no RH?

  1. Automação de tarefas repetitivas

Uma parte dos processos do RH ocorre de uma maneira muito lógica, como um passo a passo que é repetido várias vezes. Esses processos podem ser facilmente aprendidos e aplicados por sistemas de inteligência artificial.

  • Redução de erros e problemas diários

A transformação digital aumenta a precisão diária, o que ajuda a reduzir o número de erros e problemas indesejados. Ao modernizar os processos do dia a dia, é possível torná-los menos sensíveis à distração e falha humana.

  • Criação de um RH dirigido por dados

O termo data driven business é uma tendência, que ajuda os gestores a fazerem suas escolhas a partir de informações volumosas, garantindo que os recursos empresariais sejam feitos de maneira estratégica. Assim, o RH poderá fundamentar suas decisões em evidências e não apenas na intuição dos líderes.

  • Promoção da melhoria contínua do RH

Se o setor de RH está estagnado, com os mesmos processos e tecnologias por vários anos, pode estar atrasado! A transformação digital estimula o gestor de RH a melhorar continuamente, já que as tecnologias são modernizadas e precisam ser atualizadas regularmente.

Contudo, como a inovação não se resume apenas às mudanças tecnológicas, também é essencial a participação da liderança em todo o projeto. Nós chamamos esse tipo de profissional que consegue se adaptar às tecnologias e às exigências que elas impõem de:

LíDER 4.0

Através de autoconhecimento, relacionamentos saudáveis e visão além do presente, ele é responsável por conduzir os colaboradores em um ritmo ditado pelas mudanças do mercado, muitas vezes baseadas nessas novas tecnologias.

Esse líder deve estar preparado para lidar com a agilidade das informações, divergências comportamentais e focar em resultados sem deixar de lado as pessoas. Sim, o desafio é grande, mas um grande foco que pode ser dado aqui é que o estilo de gestão é mais compartilhado e engajado, o que dá mais possibilidades de co-criação junto ao time.

Os líderes 4.0 precisam construir bons relacionamentos com seus liderados, baseados na solidez da cultura organizacional, estrutura de trabalho e valores da empresa.

Dessa forma, vale lembrar como a comunicação efetiva pode ser a chave para facilitar esse processo de mudanças e o RH pode ajudar na compreensão de como essas inovações irão beneficiar diretamente os colaboradores.

É preciso entender os objetivos a longo prazo para ajudar a contratar profissionais mais adequados, promover o desenvolvimento dos seus colaboradores e criar um ambiente de trabalho positivo.

O RH está em contato com todos os níveis de colaboradores.

Devemos aproveitar suas habilidades de comunicação para transmitir de maneira efetiva as ideias, problemas e objetivos dos colaboradores à gestão, tendo, assim, um papel proativo à mudança!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: